sexta-feira, 29 de agosto de 2014

"Estatuto da Cidade e Regularização Fundiária" - Palestra PARU/UFPA (28.08.14)

Querid@s,

Retomando o blog, q andou meio parado, acredito q o momento é oportuno, não só por conta do período eleitoral, que como poderemos constatar pouco ou nada se falará sobre política urbana q hoje se resumiu ao programa "minha casa, minha vida", dentro de uma lógica obreira em q é vista a politica urbana em nosso país.

Este material possui um teor militante e técnico, pois lutar pela reforma urbana em nosso país nos grandes centros, nas médias e pequenas cidades já é difícil, imaginem na Amazônia, assumimos o compromisso com o continuo debate e diálogo com todos os segmentos seja ele público ou privado, o que queremos é pensar e propor um projeto de cidade que reconheça os direitos humanos territoriais dos povos e comunidades amazônicos, para mim que estudo e milito neste campo há 20 anos é sem dúvida uma opção de vida.

Fomos convidados para participar na tarde de hoje (28.08.14) no auditório do ICSA/UFPA do evento mensal intitulado "quintas urbanas" promovido pelo PARU (Programa de Apoio à Reforma Urbana), sob a coordenação da Profa. Dra. Sandra Helena Cruz. Este longevo (30 anos) programa de pesquisa e extensão é vinculado à Faculdade de Serviço Social da UFPA, e é responsável pela formação/capacitação de um sem número de militantes da reforma urbana, dentre eles, eu me incluo, por conta de ter sido bolsista do programa, mesmo sendo um aluno da Faculdade de Direito. Sou muito grato às professoras do serviço social que não nomearei, sob pena de omitir alguém, mas peço vênia para as fazer representar na pessoa da Profa. Dra. Maria Elvirá Sá, que pelo seu exemplo inspirou e inspira a todas e todos a seguir lutando por cidades mais justas e democráticas. Registro aqui toda a minha gratidão.

O material ora compartilhado, contou com a preciosa colaboração,  das bolsista, bacharelandas em direito, do Programa de Extensão do ICJ/PIBEX/UFPA, intitulado "Programa de Capacitação para Implementação de Regularização Fundiária de Interesse Social na Região Metropolitana de Belém (PIBEX/UFPA 2014): Inâie del Castillho e Priscilla Costa. Esta atividade, ora registrada, integra uma parceria entre o PARU/ICSA e o nosso programa de extensão que é vinculado ao ICJ/UFPA.


1 - Apresentação em Power Point (clique aqui);

2 - Fotos






3 - Trecho da Palestra em Vídeo do Youtube:









Nenhum comentário: